Redação (13/02/07) – As autoridades sanitárias do Vietnã declararam nesta terça-feira controlada a epizootia de gripe aviária que surgiu no sul do país em dezembro, depois de mais de 21 dias sem novos casos, como estabelece a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Os focos de gripe aviária nas províncias do delta do rio Mekong, em dezembro do ano passado, foram contidos, mas a possibilidade de o vírus voltar é muito alta”, disse o diretor da unidade epidemiológica do Departamento Veterinário do Ministério da Saúde, Hoang Van Nam, aos jornalistas em Hanói.
“Os focos podem reaparecer a qualquer momento, particularmente durante a festa do Tet (ano novo lunar vietnamita, dia 17 de fevereiro). As pessoas consomem mais frangos neste período”, acrescentou o especialista.
As autoridades recomendam cozinhar os frangos e usar luvas e outras proteções na hora de matar as galinhas, já que o vírus H5N1 é transmitido pelo sangue e sedimentos das aves infectadas.
Outras medidas que continuam em vigor são a vigilância do transporte e abate de aves, a desinfecção das fazendas e as campanhas de vacinação.
O vírus H5N1, até o momento, matou 41 pessoas no país. O Vietnã está há mais de um ano sem casos de gripe aviária em humanos.