[quotes_menu]

Curiosidades sobre a história da medicina veterinária

<p>Brasil formou seu primeiro veterinário em 1915 e a primeira veterinária em 1929.</p>

Redação (10/01/07) – Em meados do século VI, em Bizâncio (atualmente Istambul), foi identificado um verdadeiro tratado enciclopédico chamado Hippiatrika sobre criação de animais e suas doenças, contendo 420 artigos de diversos autores, 121 deles escritos por Apsirtos, considerado o pai da Medicina Veterinária. 

Em 1915, o Brasil formou seu primeiro médico-veterinário, Dionysio Meilli, graduado pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária de São Bento, em Olinda (PE). Ele beneficiou-se como portador de diploma de farmacêutico e colou grau antes que a Escola formasse sua prmeira turma, em 1917.

Em 1929, a Escola Superior de Agricultura e Veterinária, no Rio de Janeiro, diplomou a primeira médica-veterinária brasileira, Nair Eugênia Lobo.

Invenção de um veterinário

Uma invenção que muito contribuiu para o futuro do automóvel, o pneumático, saiu da mente criadora de um veterinário. Em 1889, J. B. Dunlop, um cirurgião veterinário de Belfort, Escócia, idealizou um pneu ôco, no inteior do qual era introduzido ar por meio de uma bomba especial. O invento mostrou-se extremamente útil e funcional, fazendo  com que os automóveis da época, simples e desconfortáveis, aumentassem sua velocidade em cerca de 4 km por hora, com a substituição dos pneus maciços de borracha natural.