Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Audiencia pública debaterá prevenção contra gripe aviária

<p>Deputado Luciano Zica destacou o risco de desestabilização de milhares de famílias que dependem da pequena produção de frango.</p>

Redação (12/12/06) – A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com a participação da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, realizará amanhã audiência pública para debater o risco de aves migratórias trazerem o vírus da gripe aviária ao País. O autor do requerimento para a realização da audiência, deputado Luciano Zica (PT-SP), propõe o monitoramento da rota sul de aves para a América do Sul.

“O risco mais visível está no desmantelamento da cadeia produtiva avícola nacional, que emprega diretamente mais de 800 mil pessoas e responde por 1,5% do PIB [Produto Interno Bruto] nacional”, afirmou. “Há também o risco de queda da ingestão de proteínas da população nacional, que depende fortemente de frango e ovos”, completou.

Saúde

O deputado observou também que o Brasil, como detentor de uma das maiores biodiversidades de aves do mundo, “precisa se proteger de eventos como os ocorridos na China, no Irã, no Cazaquistão e na Sibéria, onde houve mortalidade em massa de aves silvestres”. 

O deputado ainda alertou que o risco à saúde humana, uma vez que o vírus causou a morte de mais de 50% dos infectados, também deve servir de alarme às autoridade do setor. “Conforme a Organização Mundial de Saúde, se o vírus sofrer mutações, a doença pode se transformar em uma pandemia, com potencial de levar à morte centenas de milhões de pessoas, como ocorreu com a Gripe Espanhola
em 1918″, advertiu.

Participantes

Participarão da audiência os integrantes do grupo de Influenza Aviária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Joel Meyer e João Frederico Meyer; o pesquisador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) Martin Sander; o secretário-executivo da União Brasileira de Avicultura (UBA), João Tomelin; e o pesquisador da Embrapa Informática e Agropecuária Sílvio Evangelista. 

Deverão participar ainda representantes do Grupo Executivo Interministerial para Implementação do Plano de Contingência Brasileiro para a Pandemia de Influenza e dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente.

A audiência será às 14 horas, no plenário 8. As informações são da Agência Câmara.