Redação (08/12/06) – Estimuladas pelos bons preços praticados neste semestre, que foram alavancados pelo “efeito etanol” sobre a produção norte-americana, são animadoras as previsões do milho safrinha 2007.
Vislumbrando este cenário, e objetivando beneficiar os produtores que financiam , o Banco do Brasil lançou ontem a estratégia para financiamento da safrinha 2007 no Paraná, dando o pontapé inicial para a contratação de operações do produto.
A antecipação do financiamento concede ao produtor poder de negociação junto às empresas vendedoras de insumos, gerando a oportunidade de obtenção de pacotes promocionais ou descontos com o pagamento antecipado.
Serão utilizados para o financiamento, até o teto do produto (R$ 400 mil), recursos controlados, a juros de 8,75%. Demandas superiores a este valor serão atendidos com recursos não controlados.
Se conjugado o financiamento com mecanismos de proteção de preço, ou comprovado a existência física das reservas legais e áreas de preservação permanente previstas na legislação relativa à propriedade beneficiada com o crédito, poderá ser elevado o teto de financiamento até 30%, 15% com a utilização de proteção de preço e 15% com a comprovação das reservas legais. (Faep)