Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Proteção ao meio ambiente

<p>Palestra que será realizada na AveSui Regiões, em abril de 2007, discutirá estratégias para reduzir impacto ambiental da avicultura.</p>

Redação (30/11/06) –A palestra “Manejo de dieta para reduzir o impacto ambiental da avicultura”, que será ministrada pelo Prof. Paulo Borges Rodrigues, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), colocará em pauta soluções para preservar o meio ambiente no VI Seminário de Aves e Suínos, evento paralelo à AveSui Regiões, que será realizada entre os dias 10 e 12 de abril de 2007, no Centro de Feiras e Exposições de Minas Gerais – ExpoMinas – em Belo Horizonte (MG). 

O Brasil tem se destacado na produção avícola sendo que, somente na avicultura de corte nos últimos cinco anos (2001 a 2005), a produção de pintos cresceu 44,3%, apresentando um crescimento de aproximadamente 9% ao ano, deixando o país na posição de primeiro maior exportador e terceiro maior produtor mundial de carne de frangos. Nos últimos 25 anos a produção de carne de frango subiu de 1,4 milhões de toneladas, em 1981, para aproximadamente 9,35 milhões de toneladas em 2005, com previsão de 9,36 milhões em 2006, representando um crescimento próximo de 670%. 

Segundo Paulo Borges Rodrigues, este crescimento causa impacto direto no meio ambiente: “Em contrapartida ao desenvolvimento da produção avícola, o aumento na quantidade de dejetos também cresce consideravelmente, tornando-se motivo de preocupação quando se trata da preservação do meio ambiente, principalmente em regiões em que se concentra um maior número de granjas”, diz. 

Borges considera que, apesar de os solos brasileiros serem, de certa forma, deficientes em minerais, principalmente o fósforo, nestas regiões em que ocorre concentração na produção de frangos de corte, problemas relacionados à excreção de nutrientes pelas aves tem se tornado preocupantes. 

As excretas das aves possuem níveis consideráveis de N, P, Cu e Zn, elementos que têm contribuído para o aumento da poluição ambiental, principalmente relacionado a mananciais de água e lençóis freáticos, por isto, a busca de estratégias nutricionais que permitam minimizar este impacto da excreção de elementos potencialmente poluentes do ambiente, tem sido uma das maiores preocupações dos profissionais envolvidos com o setor avícola: “O foco principal está nas regiões onde os solos já se encontram saturados bem como naquelas em que os lençóis freáticos são superficiais. Na palestra que apresentarei na AveSui, mostrarei alternativas para melhorar a disponibilidade dos nutrientes nos alimentos, reduzindo o nível de nutrientes eliminados através das excretas e o poder poluente das mesmas”, completa. 

Para conhecer o programa completo do VI Seminário de Aves e Suínos acesse o site: www.avesui.com.br