Redação (13/11/06) – Os leilões do Prêmio de Risco para Aquisição de Produto Agrícola Oriundo de Contrato Privado de Opção de Venda (Prop) e Prêmio de Equalização Pago ao Produtor (Pepro) aconteceram na última sexta-feira e comercializaram 88% da oferta de soja do Mato Grosso. Apenas na região Sul não houve comercialização de 100% do lote e foram arrematadas 48 mil toneladas das 85 mil ofertadas.
Nas regiões Norte e Médio Norte, onde a comercialização atingiu 100%, a oferta era de 125 mil toneladas. O prêmio fechou em 97% na região Norte, 97% para o Médio Norte e 100% para o Sul. O presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso, Rui Ottoni Prado destacou que a divisão do estado em três regiões foi a principal conquista da entidade.
As grandes distâncias de Mato Grosso impossibilitavam que cidades de uma mesma região pudessem participar devido aos altos custos com o frete, acrescentou. No leilões, safra 2005/06, anteriores o estado estava dividido em apenas duas regiões. O presidente da Aprosoja/MT ressalta que a entidade ainda vai solicitar alguns ajustes nos leilões para torná-los ainda mais eficientes.
A Aprosoja/MT vai continuar reivindicando que o prêmio some com o preço de mercado e não que ele se ajuste ao preço de referência como acontece atualmente, explicou.