Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

IICA enfatiza a comunicação como chave na preparação para a Influenza Aviária

<p>IICA enfatiza a importância de uma preparação nacional para a ameaça da Influenza Aviária e uma possível epidemia humana nas Américas.</p>

Redação (20/10/06) – O subdiretor-geral do Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA), Dr. James Butler, falou ao Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), sobre a importância de uma preparação nacional para a ameaça da Influenza Aviária e uma possível epidemia humana nas Américas.Compartilhar responsabilidade e coordenar esforços são vitais para identificar os impactos no Hemisfério, afirmou.

De acordo com Butler, o IICA tem focalizado seus esforços e recursos na ajuda aos Países-Membros que encontrarem esses desafios. Nosso objetivo é ajudar o fortalecimento dos serviços veterinários e promover a participação do setor na implementação das ações a nível nacional e regional. Temos ajudado a desenvolver programas de comunicação e informação sobre esta temática, completou..

O Conselho Internacional de Informação Alimentar (IFIC), mostrou a importância da comunicação para a prevenção da Influenza Aviária. Países em todo o mundo têm rotineiramente subestimado a necessidade de materiais educacionais e técnicas de treinamento, explicou Andy Benson, Vice-Presidente de Relações Internacionais. IICA e IFIC pretendem unir forças no futuro para enfatizar a comunicação como direção para esta crise.

Recentemente, o IICA assinou um compromisso com a OPAS intitulado Aliança Estratégica entre o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura e a Organização Pan-americana de Saúde para a Promoção de Saúde e Prosperidade nas Comunidades Rurais nas Américas. O objetivo do acordo é fazer melhor uso das potencialidades institucionais para segurança alimentar, a saúde e a vida rural nos Estados-Membros. Isto também estabelecerá uma estrutura e base legal para futuros acordos de interesses compartilhados.

Performance, Visão e Estratégia (PVS), instrumento originalmente desenvolvido pelo IICA e a Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), foi implementado em mais de 13 países para fortalecer e melhorar o serviço veterinário contra a influenza aviária e outras doenças.

Para Butler tais experiências têm mostrado sucesso na eliminação de pestes e doenças melhorando a saúde sanitária e formando uma visão compartilhada nos setores públicos e privados.