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Promovendo o consumo da carne suína

<p>ABCS lança amanhã, em São Paulo, a campanha nacional Um novo olhar sobre a carne suína.</p>

Redação SI (09/10/06) – A campanha, de alcance nacional, tem o objetivo de desmistificar os preconceitos sobre a carne suína levando ao conhecimento de todos os consumidores os benefícios e os valores deste produto brasileiro e mudar a política de comercialização da carne suína no Brasil.

Baseada em pesquisa, a ABCS montou um programa de ações que vão desde a criação de novos cortes da carne, para atender às solicitações de praticidade e variedade do consumidor, até a criação de um conselho médico, com especialistas renomados, para esclarecer e contrapor, com argumentos científicos, cada um dos mitos populares que envolvem o consumo de carne suína.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os cortes magros da carne suína apresentam um teor de gordura saturada e colesterol menor do que outras carnes. Em sua monografia, Dr. Alfredo Halpern, membro do conselho médico da ABCS e professor livre docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, cita que de acordo com uma recente pesquisa da Universidade de Wisconsin, a carne de porco magra, como o lombo, tem 34% menos colesterol do que o frango sem pele. O lombo de porco tem, inclusive, menos calorias do que o filé mignon, considerado por muitos um exemplo de carne magra.

Durante o evento serão apresentadas todas as ações que envolvem a campanha Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína, os meios que a ABCS utilizará para sua divulgação e os resultados que já foram obtidos em projetos pilotos implantados pela associação.

Consumo de carne suína no mundo

Segundo dados da FAO Organização de Alimentos e Agricultura das Nações Unidas – a carne mais consumida no mundo é a suína, representando 39% do total do consumo mundial de proteína animal. O maior consumo per capita anual de carne suína é verificado entre os países da União Européia. Enquanto na Áustria, o consumo anual médio é de 76Kg per capita, no Brasil esse consumo é de 12Kg. Entre os 21 países com maior índice de desenvolvimento humano IDH, sete estão entre os 10 maiores consumidores de carne suína do mundo.