Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ferrugem obriga investimento programado no RS

<p>O tratamento de sementes com fungicidas e a aplicação de defensivo na fase vegetativa das plantas estão entre as ações já incorporadas à rotina do produtor gaúcho de soja.</p>

Redação (26/09/06)- O aumento da incidência e da agressividade da ferrugem asiática nas lavouras de soja no país na safra 2005/06 deve servir de alerta para que o produtor gaúcho não relaxe na adoção de medidas preventivas. Apesar da crise financeira que afeta o rendimento do setor agropecuário, técnicos e entidades reforçam a importância da manutenção dos procedimentos adotados antes mesmo do começo do plantio no Rio Grande do Sul. O tratamento de sementes com fungicidas e a aplicação de defensivo na fase vegetativa das plantas estão entre as ações já incorporadas à rotina do produtor gaúcho de soja, acredita o presidente da Comissão de Grãos da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Jorge Rodrigues.

Na safra 2005/06, os agricultores tiveram um custo de R$ 4,46 bilhões, considerando a perda de produtividade, arrecadação e gastos com controle. A doença fúngica está presente em praticamente todos os estados brasileiros e tem aparecido cada vez mais cedo nas lavouras.

Cerca de 5% das constatações da ferrugem já são no período vegetativo, explicou Rafael Moreira Soares, pesquisador da Embrapa. Apesar disso, ele disse que os produtores, de um modo geral, têm controlado melhor a doença.

Conforme os especialistas, é preciso estar atento às falhas como as aplicações feitas em períodos equivocados e a pulverização inadequada. Para a próxima safra, 30 produtos comerciais encontram-se registrados para o controle da ferrugem. Eles foram agrupados com base em resultados de pesquisa realizados por diferentes instituições nas últimas três safras.

O fungicida deve ser usado após os sintomas iniciais da doença na lavoura ou na região. Os técnicos alertam que o atraso na aplicação, após constatados os sintomas iniciais, pode acarretar em redução de produtividade da soja.