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Centros de distribuição da Apex no exterior facilitam exportações

<p>Eles fazem parte do programa de apoio às exportações da Apex-Brasil e visam reduzir a distância entre exportadores brasileiros e seus clientes no exterior.</p>

Redação (20/09/06)- Os empresários brasileiros que atuam no mercado internacional podem contar com a estrutura dos Centros de Distribuição da Agência Brasileira de Promoção das Exportações (Apex-Brasil) para baixar os custos das operações de exportação. Os detalhes foram apresentados pela representante do Centro de Distribuição de Produtos Brasileiros em Miami, Sílvia Breda. Ela participou do seminário, em Brasília, sobre.Centros de Distribuição de produtos Brasileiros no Exterior. O evento foi promovido pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos do Brasil (Apex), com o apoio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

Os Centros de Distribuição de Produtos Brasileiros no Exterior fazem parte do programa de apoio às exportações da Apex-Brasil e visam reduzir a distância entre exportadores brasileiros e seus clientes no exterior, atendendo à dinâmica da demanda local e apoiando atividades e ações focadas nos canais de distribuição. Os Centros de Distribuições estão localizados em pontos estratégicos que garantem o acesso a mercados regionais em condições vantajosas de competitividade. Além do CD de Miami, nos Estados Unidos, existem CDs da Apex-Brasil, em Frankfurt, na Alemanha; em Lisboa, em Portugal; em Varsóvia, na Polônia e em Dubai nos Emirados Árabes.

Segundo Sílvia Breda, a Apex coloca à disposição de empresas exportadoras brasileiras uma estrutura mínima que lhes permita manter um estoque de produtos, um mostruário e um escritório destinado às atividades comerciais e administrativas. A infra-estrutura não é cedida gratuitamente, nem tem seu custo subsidiado. “Porém, em comparação ao preço de mercado, há uma importante vantagem”, garantiu. De acordo com Silvia Breda, a Apex é a locatária do espaço total e subloca partes do mesmo às empresas. Ao alugar áreas maiores, a Apex-Brasil pode negociar preços mais baixos e obter outras vantagens a que as empresas, individualmente, não teriam acesso. Os benefícios obtidos são repassados. “Com isso, as empresas terão custos desonerados e competitividade ampliada”, afirma.

São oferecidos ao exportador brasileiro nos CDs, área de escritórios, salas de reunião para encontros com compradores,showroom de produtos brasileiros. Além do apoio físico, é oferecido apoio operacional da Apex para viabilizar o recebimento, armazenamento e despacho de mercadorias, incluindo Pick and Pack; liberação da mercadoria no porto (quando a mercadoria segue para o CD não internada); utilização dos escritórios da Apex-Brasil mediante agendamento prévio, incluindo eventuais despesas com telefone, fax e internet; suporte na seleção e contratação de serviços em Miami (advogados, contadores, freight forwarders); apoio para organização de eventos promocionais nas dependências da Miami Free Zone e apoio para a formulação e execução de ações de penetração no mercado americano, com apoio da área de Inteligência Comercial da Apex-Brasil.