Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Ásia e Pacífico preparam-se para nova temporada de gripe aviária

<p>A principal preocupação é o risco de uma pandemia letal entre humanos, criada pela pandemia contínua entre as aves.</p>

Redação AI (19/09/06)- Importantes autoridades sanitárias da região da Ásia e do Oceano Pacífico comprometeram-se a não relaxar na luta contra a gripe aviária e a intensificar os esforços de prevenção, enquanto a estação anual da gripe de aproxima. “Pelo terceiro ano consecutivo, nossa região se mantém nas trincheiras na luta contra a gripe das aves”, disse Richard Nesbit, diretor regional para o Pacífico Oeste da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Nossa principal preocupação é o risco de uma pandemia letal entre humanos, criado pela pandemia contínua entre as aves”.

Nesbit discursou para os delegados reunidos em Auckland, na Nova Zelândia, para a reunião regional da OMS, que define o programa estratégico da organização para os próximos anos.

O vice-ministro da Saúde da China, Jiang Zuojun, lembrou os países ricos de que devem ajudar os pobres que não têm condições de melhorar, por conta própria, seus sistemas de saúde pública.

O vírus H5N1 da gripe aviária já matou pelo menos 144 pessoas desde que começou a se espalhar pela Ásia em 2003, e especialistas temem que mais vítimas surjam, com a chegada da fase mais fria do ano no hemisfério Norte. A contaminação de humanos pela doença ainda é difícil, mas cientistas temem que uma mutação torne a doença facilmente transmissível entre pessoas.