Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Brasil e Índia querem facilitar comércio bilateral de produtos agrícolas

<p>O objetivo é promover a cooperação técnica de forma a facilitar o intercâmbio de produtos vegetais. </p><p></p>

Redação (13/09/06)- O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luís Carlos Guedes Pinto, e o ministro da Agricultura da Índia, Sharad Pawar, assinaram hoje (12/07), no Palácio da Alvorada, Memorando de Entendimentos na área fitossanitária visando a ampliação do comércio bilateral de produtos agrícolas. O objetivo é promover a cooperação técnica de forma a facilitar o intercâmbio de produtos vegetais.

Segundo a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, o Memorando prevê a realização de reuniões anuais entre os dois países para agilizar a troca de informações e facilitar a abertura do comércio. A primeira deverá ocorrer em janeiro de 2007, na Índia, durante visita de uma delegação brasileira àquele País.

Na reunião, os dois países vão definir suas prioridades. O Brasil quer exportar, principalmente, frutas e produtos do complexo soja para a Índia, que sinalizou interesse em fornecer sementes para o mercado brasileiro. A elaboração do Plano de Trabalho para o ano de 2007, previsto no Memorando de Entendimentos, está sendo negociada com o Departamento de Agricultura e Cooperação da Índia.

Para facilitar o comércio bilateral, Brasil e Índia vão trocar informações técnicas sobre os requisitos fitossanitários para entrada ou saída de vegetais e produtos de origem vegetal. A cooperação incluirá intercâmbio de funcionários e cientistas no campo de sanidade vegetal; visitas a institutos de pesquisa; laboratórios, instalações de inspeção e quarentena, entre outros.

Os dois países também se comprometem a facilitar a harmonização de diretrizes, procedimentos e protocolos no âmbito das questões fitossanitárias, de forma a melhorar o fluxo de comércio bilateral de commodities agrícolas.

Em 2005, a Índia foi 17 mercado das exportações do agronegócio brasileiro, com receita de US$ 588,6 milhões, ou cerca de 1,3% dos US$ 43,6 bilhões exportados pelo setor. Em relação às importações do agronegócio brasileiro, a participação da Índia foi de 0,77%, o que representou 33,2% do total importado daquele País.

A pauta de exportações do agronegócio para a Índia concentra-se em açúcar, óleo de soja bruto e álcool etílico. Estes produtos respondem por 93% do valor exportado.