Redação (06/09/06)- A Rússia pode suspender as negociações com os Estados Unidos para sua entrada na Organização Mundial do Comércio (OMC), assegurou ontem Igor Shuvalov, assessor da Presidência da Rússia. “Muito dificilmente cederemos em nossas atuais posições. Por isso, o mais provável é que o Governo suspenda a atual fase de negociações”, disse Shuvalov em entrevista coletiva, citado pelas agências russas.
O assessor do Kremlin acrescentou que a Rússia “já não pode fazer mais concessões”, por isso o melhor seria abrir um novo ciclo de negociações. “É muito possível que um acordo não seja alcançado em outubro”, ressaltou.
Shuvalov destacou que as negociações para a entrada da carne e de frutas e hortaliças americanas no mercado russo continua sendo o principal ponto de atrito entre ambos os países. Moscou, por exemplo, insiste em inspecionar as exportações americanas de carne congelada antes de sua chegada à Rússia, ao que os Estados Unidos se opõem terminantemente.
No mês passado, o Ministério russo de Desenvolvimento Econômico e Comércio ameaçou retirar os privilégios concedidos aos exportadores americanos de carne se, em outubro, Washington não desse seu consentimento à entrada da Rússia na OMC. Essa medida, que acabaria com o acordo assinado no ano passado para vigorar até 2009, faria os Estados Unidos perderem 40% de suas vendas de carne de frango.
Poucos dias antes da cúpula do Grupo dos Oito (G8 – os países mais industrializados e a Rússia), realizada em julho passado em São Petersburgo, os EUA retiraram a exigência para que a Rússia permitisse a implantação de filiais de bancos estrangeiros em seu território. Em troca, a Rússia deu sinal verde à presença de filiais de seguradoras estrangeiras, mas, ainda assim, as delegações comerciais russa e americana não conseguiram chegar a um acordo.
A Rússia também não conseguiu concluir as negociações comerciais bilaterais com Costa Rica, que exige uma maior liberalização no mercado do açúcar. As aspirações de Moscou de ingressar na OMC também foram frustradas pela decisão da Geórgia de revogar sua assinatura de um protocolo comercial bilateral, devido ao embargo russo aos produtos alcoólicos georgianos.
A Rússia tem que concluir as negociações comerciais bilaterais com todos os 149 países-membros caso deseje ingressar na OMC.