Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Autoridades da Romênia visitam unidade da Aurora em Chapecó

<p>O objetivo é aprovar as plantas frigoríficas de carne suína a exportar para aquele país.</p>

Redação AI (24/08/06)- A missão romena que está no Brasil visitando agroindústrias com o objetivo de aprovar as plantas frigoríficas de carne suína a exportar para aquele país, esteve no Frigorífico Aurora de Chapecó (FACH I) na manhã desta quinta-feira. Dois especialistas em saúde pública veterinária da Romênia, Virgil Marcel Eftimie e Lucian Boncea, acompanhados do representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Alessandro Torres foram recepcionados pelo diretor industrial da Aurora Alimentos, Vincenzo Mastrogiacomo e demais responsáveis pela indústria.

A Romênia compra anualmente cerca de 100 mil toneladas de carne suína e é considerado um mercado potencial e em expansão. Isso não significa que aquele país irá comprar esse volume somente do Brasil, mas, certamente, será um parceiro importante na transferência das exportações brasileiras, explica Mastrogiacomo.

As autoridades romenas avaliaram toda a documentação da Aurora Alimentos, desde questões técnicas até análises microbiológicas, qualidade da água, programas de meio-ambiente, efluentes, e também as condições de higienização sanitária na área destinada ao abate, as condições humanizadas de trabalhos dos colaboradores etc. Outra equipe está visitando a área de produção animal, ou seja, percorrendo as propriedades rurais onde são criados dos suínos.

Na sexta-feira (25/08), haverá uma reunião final dos romenos com  representantes do MAPA, em Brasília, onde serão avaliadas as quatro agroindústrias visitadas além da Aurora de Chapecó (SC), foram avaliadas a Perdigão de Rio Verde (GO), a Sadia de Uberlândia (MG) e a Seara em Seara (SC).

Acredito que para o próximo ano, podemos ter a Romênia como novo destino dos produtos de carne suína brasileira, prevê Vincenzo Mastrogiacomo.