Redação (24/08/06)- O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) realiza, no próximo ano, o Censo Agropecuário e Contagem da População. O trabalho ocorreu pela última vez em 1996. A agência regional do órgão em Santa Cruz do Sul prepara os mapas para a atividade, e nos próximos dias deve ocorrer a divulgação do número de vagas para a região e o início do período de inscrições aos interessados em trabalhar como recenseador, supervisor ou agente censitário municipal (ACM). As provas do concurso público devem ocorrer ainda este ano.
A novidade no trabalho do próximo ano será o uso dos computadores de mão, ou Personal Digital Assistant (PDA), que serão utilizados pelos recenseadores na coleta de informações. O chefe da agência de Santa Cruz do Sul, Solon Wagner dos Santos, afirma que isso acaba com o uso dos questionários em papel. É como a substituição do voto com cédula de papel pela urna eletrônica, explica. Mas o material ainda não chegou aos escritórios regionais.
Após as entrevistas, o recenseador poderá realizar a transmissão dos dados coletados para o computador central do IBGE, de qualquer ponto de linha telefônica, sem a necessidade de passar por um microcomputador. Outra possibilidade é conectar-se a qualquer microcomputador com acesso à internet. A vantagem desse mecanismo está no fato de que o andamento da coleta poderá ser feito praticamente em tempo real em todos os municípios.
PESQUISA
O início da coleta das pesquisas está previsto para 16 de abril, e a conclusão em 21 de agosto de 2007. O Censo Agropecuário vai levantar informações nos cerca de 5.600.000 estabelecimentos agropecuários de todos os municípios brasileiros. Os resultados dessa pesquisa vão mostrar as mudanças que ocorreram no setor desde 1996 e fornecer informações atualizadas sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais da atividade agropecuária. A divulgação dos dados preliminares deve ocorrer de agosto de 2007 a agosto de 2008, e os definitivos, de outubro de 2007 a setembro de 2008.
A Contagem da População será realizada nos municípios com até 170 mil habitantes, abrangendo, aproximadamente, 30 milhões de domicílios, onde vivem cerca de 99 milhões de pessoas. A pesquisa vai fornecer dados atualizados para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é o recurso financeiro que a União repassa para que os municípios possam investir na melhoria de vida dos seus habitantes. A divulgação dos resultados preliminares está prevista para 1 de setembro de 2007, e os definitivos em 28 de dezembro de 2007.