Redação SI (21/08/06)- Diante das últimas informações de que a Rússia, após visitas de seus técnicos, não abriu as importações para a carne suína catarinense, a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), através de seu presidente, Wolmir de Souza, esclarece que, assim como todas as decisões tomadas pelos Russos, estas informações também não são suficientemente claras. Mas mesmo não sendo convincentes, o que se sabe é que a comitiva de técnicos russos que vieram ao Brasil, não foram os mesmos ou não foi deles que partiu a liberação do Estado de Mato Grosso, esta foi uma decisão do Governo da Rússia. A comitiva que veio ao Brasil levantou algumas preocupações e reconheceu as qualidades sanitárias, principalmente de Santa Catarina.
Segundo Souza, o resultado oficial desta visita ainda não foi divulgado, o que se sabe é que será liberada a compra de carne suína, para mais um Estado e espera-se que seja para Santa Catarina, destaca e reforça que a abertura para o Estado do MT, se dá pela necessidade dos Russos de comprar carne bovina.
Esta situação toda, o que implica, é que deixa um clima de falta de reconhecimento, ou se questiona é se realmente o embargo é por questões sanitárias? pergunta. Mas mesmo com isso tudo, há um fato positivo que é um Estado a menos para preencher o mercado interno e disputar outros externos. Assim sendo, sobra espaço ainda maior para Santa Catarina, finalizou Souza.