Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Para Guedes, confirmação de Newcastle mostra eficiência na vigilância

<p>Em relação à febre aftosa, ele lembrou que a fronteira seca do País com outros países tem milhares de quilômetros</p>

Redação (17/08/06)- O ministro da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, afirmou hoje que a confirmação do segundo caso de Newcastle neste ano no País “mostra a qualidade do serviço” brasileiro de vigilância sanitária. O segundo caso, confirmado ontem pelo governo, foi diagnosticado em Manaus (AM). “Numa cidade com mais de um milhão de habitantes como Manaus, no quintal de uma residência foi encontrado um pato doente. Nós fazemos esse controle periodicamente”, disse. Ele citou a descoberta do primeiro caso na doença, que ataca aves, mas não traz riscos para ao ser humano, em propriedade de subsistência localizada em Vale Real (RS).

Em relação à febre aftosa, ele lembrou que a fronteira seca do País com outros países tem milhares de quilômetros. “É um problema muito difícil de se controlar porque algumas propriedades são transnacionais. Por mais que nós tenhamos nos esforçado, os trabalhos não alcançaram a perfeição que gostaríamos”, disse. Ele contou que foram abatidos 40 mil animais para conter os focos de aftosa diagnosticados no Mato Grosso do Sul. Foram registrados casos da doença também no Paraná.