Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Faesc, Fiesc, Senar e Mapa promovem seminário para discutir as exportações do agronegócio

<p>Existem extensos setores da vasta cadeia do agronegócio com potencia exportadora que estão muito distantes do mercado internacional.</p>

Redação (15/08/06)- O agronegócio responde por um superávit superior a US$ 31 bilhões de dólares na balança comercial brasileira, mas ainda existem extensos setores da vasta cadeia do agronegócio com potencia exportador que estão muito distantes do mercado internacional. Para pavimentar o acesso desses setores ao comércio exterior, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (SEBRAE) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina promovem dia 21 de setembro, na sede da Fiesc, em Florianópolis, o AGROEX Seminário de Agronegócio para Exportação.

As inscrições não tem custos e estão sendo aceitas pelos sites www.fiescnet.com.br/cin/inscricao e www.faesc.com.br pelo e-mail [email protected] e, ainda, pelos telefones (48) 3333-0322 e fax: (48) 3333-1034.

O AGROEX será desenvolvido das 8h30 às 17 horas. Os participantes poderão fazer inscrição e credenciamento das 8h30 às 9 horas. Das 9h30 às 9h45 haverá abertura oficial, com pronunciamentos dos presidentes da Faesc (José Zeferino Pedrozo) e da Fiesc (Alcântaro Correia), do diretor superintendente do Sebrae, Guilherme Zigelli.

O período da manhã será destinado ao painel POTENCIAL EXPORTADOR DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO que consistirá de cinco palestras sobre os seguintes temas e com as respectivas autoridades setoriais: das 9h45 às 10h05, as Ferramentas de Auxílio ao Exportador, com Armando Mello Meziat, secretário de Comércio Exterior do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior: das 10h05 às 10h25, As Pequenas e Médias Empresas nas Exportações do Agronegócio, com Juarez de Paula, gerente geral de Projetos do Agronegócio do Sebrae Nacional; e das 10h25 às10h45, O BrazilTradeNet como Ferramenta para Auxílio às Exportações, com Benhur Viana, 3o secretário da Divisão de Programas de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores MRE.

Das 10h45 às11h05, Financiamentos para Exportação, com Rogério Pio Teixeira, gerente executivo da Gerência de Mercado e Soluções Negociais da Diretoria de Agronegócio do Banco do Brasil e das 11h05 às11h35, Ações da SRI para a Sustentabilidade das Exportações do Agronegócio Brasileiro com Eduardo Sampaio Marques, diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do MAPA.

Os debates sobre os temas do primeiro painel tomarão o período das 11h35 às 12h e, o almoço, das 12h às 13h30, no Restaurante Executivo da FIESC.

O segundo painel focalizará o tema PREPARANDO O AGRONEGÓCIO PARA EXPORTAÇÃO e inicia às 13h30 com o coordenador do Núcleo de Integração para Exportação do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do MAPA, Daniel Amin Ferraz, abordando o tema Integração para Exportação: Condomínio Rural e Consórcio de Exportação. Às 14h10, o diretor do Departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Agropecuária DEPTA/SDC/MAPA, Helinton José da Rocha, falará sobre Valorização do produto com uso de Indicação Geográfica e Marcas Coletivas na agropecuária.

Às 14h30, o coordenador geral de Sistemas de Produção e Rastreabilidade, José Rozalvo Andriguetto, abordará a Produção Integrada de Frutas. Às 14h50, o diretor de Relações Industriais da Fiesc, Henry Uliano Quaresma, tratará das Estratégias para a Internacionalização de Empresas. Às 15h05, o diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara, falará sobre Centro de Serviços para Internacionalização de Micro e Pequenas Empresas.

Às 15h20, o assessor do Núcleo de Integração para Exportação do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio do MAPA, Eduardo Mello Mazzoleni, discorrerá sobre Caminhos para Exportar: o Passo-a-Passo para a Exportação do Agronegócio.

A etapa final do painel será ocupada pelo presidente da Cedrense, Acari Menestrina e pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), Pierre Nicolas Peres que falarão, respectivamente, sobre exportações de lácteos e de maçãs, as 15h40.