Redação (28/07/06)- O Ministério da Agricultura e o Departamento de Inspeção Sanitária da China divulgaram um boletim conjunto proibindo a importação direta ou indireta de aves ou produtos derivados do Estado do Rio Grande do Sul, informou hoje o serviço noticioso Ásia Pulse. O governo chinês também confirmou a informação, ao divulgar uma nota na Rádio Internacional da China ontem, conforme informou a Agência Estado.
A nota oficial estipula que todos os carregamentos de aves e derivados despachados do Rio Grande do Sul após o surgimento da doença de Newcastle no Estado brasileiro precisam ser devolvidos ou destruídos. A doença de Newcastle é uma virose altamente letal que ataca apenas aves, sem risco para o ser humano. Para conter os focos, as aves precisam ser abatidas.
Embarcações marítimas, aviões e trens que atravessarem o território chinês e conterem aves do Rio Grande do Sul serão selados para efeito de quarentena. Segundo as autoridades chinesas, o governo brasileiro notificou a Organização Mundial para Saúde Animal sobre o aparecimento da doença Newcastle no Rio Grande do Sul.
O Ministério da Agricultura brasileiro confirmou no início de julho, por meio de teste de laboratório, um caso da doença de Newcastle em uma criação doméstica de frangos na cidade de Vale Real – a 90 quilômetros de Porto Alegre. O Rio Grande do Sul não apresentava casos da doença há mais de 20 anos, conforme o ministério.