Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mapa discute amanhã rastreabilidade de tratamentos fitossanitários

<p>A ABRAFIT fará uma exposição sobre um sistema com o uso do calor.</p>

Redação (25/07/06)- Representantes da Associação Brasileira das Empresas de Tratamento Fitossanitário e Quarentenário (ABRAFIT) e fiscais federais agropecuários reúnem-se nesta quinta-feira (27/07), entre 10h e 12h, no auditório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Durante o encontro, a ABRAFIT fará uma exposição sobre o sistema de controle e rastreabilidade de tratamentos fitossanitários com o uso de calor.

Segundo o fiscal federal agropecuário do Departamento de Sanidade Vegetal do Mapa, Carlos Franz, esse sistema, caso seja adotado, permitirá ao ministério garantir eficácia dos tratamentos realizados no trânsito internacional, em especial na certificação de embalagens e paletes de madeira, conforme diretrizes da Norma Internacional de Medidas Fitossanitárias n 15 (NIMF 15) do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

Visando evitar a introdução e disseminação de pragas florestais quarentenárias (exóticas) no país, o Mapa editou em março deste ano instrução normativa adotando as recomendações técnicas da NIMF 15 para regulamentar a certificação fitossanitária das embalagens e suportes de madeira utilizados no comércio internacional.

Com a publicação fica estabelecida a certificação oficial brasileira, que utilizará como símbolo a sigla da Convenção Internacional para Proteção dos Vegetais – IPPC. Juntamente com a instrução foi publicado o regulamento técnico para certificação fitossanitária dessas embalagens, que deverão receber tratamento realizado por empresas credenciadas pelo Mapa e a identificação com a marca IPPC.