Redação (18/07/06) – A Secretaria de Estado da Agricultura, por meio da Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC), propôs hoje a data de 21 de agosto para a realização de uma auditoria no Estado pela Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A data ainda não foi confirmada, mas é provável que seja em breve. O Ministério havia disponibilizado o dia 27 de abril para a realização da auditoria, mas a Secretaria solicitou o adiamento para concluir as ações que vinham sendo implantadas e, assim, garantir melhores resultados para o Estado. Na primeira data sugerida, estava se iniciando o processo de concurso para contratação de veterinários para trabalhar nas barreiras sanitárias. Após o concurso, tanto veterinários quanto barreiristas iniciaram seus treinamentos. Na seqüência teve início a licitação para a construção de casas nas barreiras, para oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais.
Santa Catarina já é reconhecida pelo Ministério da Agricultura como área livre de aftosa sem vacinação. O resultado da auditoria fará parte de um trabalho que o Ministério irá encaminhar à OIE Organização Mundial de Saúde Animal, com o pleito do reconhecimento internacional de SC como área livre de febre aftosa sem vacinação. O trabalho irá incluir ainda um estudo sobre o impacto econômico da obtenção deste status.
A auditoria vai avaliar a situação zoosanitária e os mecanismos de proteção da sanidade animal em Santa Catarina. Além do treinamento de 41 médicos veterinários recém-contratados por concurso público, a Cidasc está realizando durante o mês de julho a instalação de uma rede de informática para fortalecimento das ações de defesa sanitária animal. Há 20 anos não havia concurso público para médicos-veterinários no Estado (desde 2 de maio de 1986).