Redação (18/07/06)- As seguradoras que participarão do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural receberam treinamento sobre a operacionalização do sistema, na última sexta-feira, em São Paulo. Participaram do evento as principais empresas do país neste setor, como AGF, Mapfre, Aliança do Brasil e Seguradora Brasileira Rural (SBR).
De acordo com o coordenador-geral de Seguro Rural do Departamento de Gestão de Risco Rural da Secretaria de Política Agrícola do Mapa, Geraldo Mafra, o treinamento é de fundamental importância para as empresas que pretendem operar com o Programa de Subvenção em 2006.
A subvenção federal ao prêmio do seguro teve seu início efetivo em meados de novembro de 2005. Com esse mecanismo, o governo paga parte do valor do prêmio que o produtor desembolsa para adquirir o seguro. Para este ano, estão definidos no orçamento R$ 42,6 milhões, que podem ser utilizados na subvenção de seguro rural nas modalidades agrícola, pecuário, de florestas e aqüícola.
Na modalidade agrícola, podem ser beneficiadas todas as culturas desenvolvidas pelos produtores rurais que contem com produtos de seguro aprovados pela SUSEP. Ao todo existem 45 culturas nessa condição.