Redação (17/07/06) – Os chefes de Estado ou de Governo do Grupo dos Oito (G8) reafirmaram neste domingo seu compromisso na luta contra as doenças infecciosas, especialmente a malária, a tuberculose e a aids.
Em declaração conjunta sobre o tema, o G8 mencionou a “ameaça crescente” da gripe aviária e a urgente necessidade de a sociedade se preparar perante a possibilidade de que o vírus possa ser transmitido entre seres humanos.
Sobre a gripe aviária, o grupo dos oito (sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia) adverte que é preciso estar preparado para enfrentar o risco de uma epidemia caso haja uma mutação no vírus que possibilite o contágio entre seres humanos.
Em um anexo à declaração, os membros do G8 citaram os fundos destinados nos últimos anos à luta contra as doenças infecciosas, assim como as verbas comprometidas para os próximos anos.
O grupo dos oito ressaltou ainda a necessidade de trabalhar conjuntamente com as companhias farmacêuticas e aumentar a produção de vacinas.