Redação (13/07/06) – Periodicamente o grupo se reunirá com o objetivo de priorizar e planejar projetos estruturais para a agricultura no Estado. Entre os participantes, o Secretário da Agricultura, Felipe Luz, a consultora jurídica da Secretaria, Leila Nicolau, o gerente do Cepa (Centro de Estudos de Safras e Mercados), Airton Spies; o presidente da Cidasc, Hamilton Farias e o diretor do projeto Microbacias 2, Luiz Hessmann.
A agricultura exige planejamento. Queremos tornar o espaço rural multifuncional e pluriativo, buscando renda através de ecoserviços, turismo rural e atividades não-agrícolas, explicou o Secretário Felipe Luz.
Neste primeiro encontro o grupo definiu os projetos que devem direcionar as prioridades da ação da Secretaria da Agricultura de 2007 a 2010.
O projeto Água da Chuva é um dos principais, com duas grandes vertentes:
água para consumo nas propriedades rurais e armazenagem de água para uso multifuncional na produção (irrigação e piscicultura para renda). Outra prioridade é o projeto Sanidade Animal/vegetal e Segurança Alimentar, que deverá ser operacionalizado por meio do desenvolvimento de um setor de prestação de serviços no meio rural, com criação de microempresas (emprego e renda).
O grupo de planejamento agrícola priorizou também a bovinocultura de leite, com foco no mercado interno e externo.
Entre as prioridades, focaremos as ações no desenvolvimento de clusters de produção com produtos de alta densidade econômica e irrigação, disse Airton Spies, gerente do Cepa. O reflorestamento em áreas impróprias para agricultura também foi apontado como uma ação importante pelo grupo. Hessmann sugeriu a elaboração do projeto Microbacias 3, com foco na água, sanidade e segurança alimentar, emprego e renda.