O consumo de ovos na Argentina cresceu 5,16% em 2022 em relação ao ano anterior, com 314 unidades per capita por ano, e alcançou o quarto lugar mundial entre os principais países com maior consumo deste produto, informou a Câmara Argentina de Produtores de Aves (Capia).
Dessa forma, o país fechou o ano passado atrás de México, Japão e Colômbia no ranking mundial de consumo de proteína animal.
“Este é o reconhecimento do trabalho incessante dos últimos 15 anos para promover o crescimento sustentado do consumo deste alimento chave pelos argentinos, que tem benefícios comprovados para a saúde humana e é produzido de acordo com todos os padrões e recomendações estabelecidos. , tendo muito foco e cuidado com o meio ambiente”, disse o presidente da Capia, Javier Prida.
Crescimento na produção
O aumento do consumo foi acompanhado por um crescimento da produção de 8,68% em relação ao ano anterior, para 15.291.599.080 unidades, como consequência de um aumento no número de aves de postura de 8,46% em relação a 2022, atingindo 51,6 milhões de animais.
Do total de ovos produzidos, 96,8% (cerca de 14.603.500.000 unidades) foram destinados ao mercado interno, enquanto os 3,2% restantes, equivalentes a 688.099.080 ovos, foram exportados, o que significou um aumento interanual de 17% dos embarques destinados aos mais de 50 atualmente operando mercados internacionais.
Por outro lado, a Capia informou que a indústria avícola consumiu 1,5 milhão de toneladas de milho e 500 mil toneladas de soja no ano passado e empregou 18 mil pessoas diretamente e 12 mil indiretamente.
O comunicado da entidade empresarial afirma que a Argentina “tem mais de 1.000 granjas avícolas ativas localizadas em 18 províncias do país, sendo as mais importantes Buenos Aires com 40%, Entre Ríos com 27%, Córdoba com 9%, Mendoza com 5% e Salta com 4,5%, entre as principais”.