Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Exportações ameaçadas

<p>Segundo Gerente Técnico da Asgav, o bloqueio nas exportações de frango no RS pode ser apenas uma questão de tempo.</p>

Redação AI (10/07/06)- Depois da descoberta do foco de Newcastle em Vale Real (RS), o setor avícola entrou em alerta. Segundo Eder Bardon, gerente técnico da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), para as exportações serem prejudicadas é uma questão de tempo. Nós vamos ter que cumprir os certificados sanitários, e eles são específicos para cada país. Provavelmente vamos ter que cancelar exportações dependendo da exigencia de cada um, afirmou o gerente.

 

Ele explica que até o momento nenhum país se manifestou, mas é necessário aguardar. Para Bardon, o caso deve alertar as autoridades do país pois todo o processo de análise durou 2 meses. É inadmissível que uma amostra vá para um laboratório volte 60 dias depois. Imagina você se fosse o foco de uma outra encrenca aí.

 

Atualmente o Rio Grande do Sul está bem preparado na questão de vigilância, mas segundo o representante da ASGAV falta maior atenção do governo federal na área de diagnósticos.

 

Histórico segundo Asgav

Há aproximadamente 60 dias apareceu uma suspeita de Newcastle numa galinha caipira no RS. Amostras foram colhidas e encaminhadas para Anagro Agropecuária Ltda em Campinas (SP). Inicialmente a sorologia deu negativo, mas depois de mais três testes (que foram feitos devidos a problemas de procedimento, entre eles, contaminação bacteriana de amostras) o resultado foi positivo e foram divulgadas notas à imprensa.