Redação SI (23/06/06)- A Cooperativa Agropecuária Castrolanda, de Castro/PR, está investindo na Unidade de Produção de Leitões (UPL), que deve somar um total de R$ 20 milhões em investimentos. Até agora a primeira fase, que soma cerca de R$ 7 milhões, já foi implantada e a previsão é que até o final do ano esteja instalada a segunda etapa.
Conforme Franz Borg, presidente da Castrolanda, a proposta da UPL tem em vista a modernização do setor. Hoje, cada suinocultor tem sua produção de matrizes, a inseminação, a produção de leitões. O que queremos é segmentar a cadeia, para profissionalizar com controle sanitário mais eficiente, aponta.
Dessa forma, os produtores, que agora somam cerca de 15, receberão os leitões com cerca de 20 quilos e serão responsáveis pela terminação (engorda). Hoje, a UPL dispõe de 1.375 matrizes e a produção anual fica em torno de 33 mil leitões. Com a implantação das quatro fases, previstas no projeto inicial, a intenção é chegar a 5,5 mil matrizes e 132 mil leitões anuais.
Hoje, a Castrolanda tem entre 60 e 70 suinocultores cooperados. Segundo Franz Borg, grande parte desses produtores aderir ao sistema da UPL. Mas para os produtores maiores é mais viável no sistema completo, porque ele consegue reduzir os custos. É uma questão de escala, diz.