Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Campanha promove o agronegócio brasileiro durante a Copa do Mundo

<p>Diversas peças promocionais mostram a excelência do alimento brasileiro, com suas carnes, frutas e cafés.</p>

Redação (19/06/06)- Não é apenas a genialidade do futebol brasileiro, sintetizada nos dribles e passes magistrais do craque Ronaldinho Gaúcho, que está no imaginário do povo alemão nestes dias de Copa do Mundo. Os produtos agropecuários do Brasil também estão presentes no cotidiano dos anfitriões do Mundial, por intermédio da Campanha do Agronegócio e do Alimento Brasileiro, promovida pela Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Expostas em 125 pilares luminosos e em 36 placas próximas às principais estações do metrô de Berlim, as peças promocionais mostram a excelência do alimento brasileiro, com suas carnes, frutas e cafés, e as nossas principais manifestações culturais, como o futebol, o samba, o carnaval e a dança. A campanha de rua também se estende a Munique terceira maior cidade da Alemanha, com cerca de 1,3 milhão de habitantes -, onde foram espalhados 71 painéis.

O objetivo da ação promocional é construir a imagem dos produtos agrícolas brasileiros junto ao consumidor final alemão, diz a coordenadora de Ações no Mercado Externo da SRI, Telma Gondo. Estamos mostrando a qualidade, a sanidade e a segurança alimentar de nossos produtos agropecuários. Outro aspecto destacado na campanha é o respeito à sustentabilidade dos recursos naturais, à legislação trabalhista e aos bem-estar social e animal.

Com a campanha, o Mapa quer mostrar aos consumidores alemães que o Brasil não é apenas um exportador commodities agrícolas, como a soja e café verde. Também queremos ser conhecidos como um país que produz e exporta produtos com valor agregado, como os cafés industrializados, ressalta a coordenadora de Ações no Mercado Externo da SRI.

Além das peças expostas nas ruas de Berlim e Munique, a Campanha do Agronegócio e do Alimento Brasileiro tem outras ações. Entre elas, uma entrevista coletiva que o ministro Roberto Rodrigues concederá no dia 7 de julho, na Embaixada Brasileira em Berlim. No dia 12, o Mapa promove em Frankfurt o seminário o Agronegócio como Propulsor do Desenvolvimento Mundial.

Também estão sendo realizadas sessões de degustação do café gourmert brasileiro nos eventos da Copa da Cultura, na Casa das Culturas do Mundo, em Berlim. A campanha prevê ainda a publicação de dois anúncios sobre o agronegócio e o alimento brasileiro na edição de julho da revista de bordo da Lufthansa, principal empresa área alemã. O público da revista é estimado em 600 mil leitores/mês.