Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

EBDA e Embrapa lançam nova variedade de milho

<p>A novidade apresenta características superiores às tradicionalmente plantadas na Bahia, com alta produtividade.</p>

Redação (02/06/06)- A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) lançou hoje (2), em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros e Embrapa Milho e Sorgo, a nova variedade de milho BRS Caatingueiro, durante a Feira Estadual de Agricultura Familiar (AgrifamBahia 2006), em Irecê.

De ciclo superprecoce, a variedade, própria para o semi-árido do Nordeste, foi desenvolvida em laboratório, testada em campo, e apresenta características superiores às tradicionalmente plantadas na Bahia, com alta produtividade, resistência à seca e melhor qualidade de produto.

Visando maior produção da cultura do milho para convivência do produtor familiar com a seca, a EBDA, em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros e a Embrapa Milho e Sorgo, buscaram na pesquisa uma alternativa que reduzisse o risco de frustração das safras. O desenvolvimento de uma variedade de ciclo precoce que permitisse um melhor aproveitamento das chuvas se constituiu na melhor opção.

De acordo com o presidente da EBDA, Joaquim Santana, na Bahia, a BRS Caatingueiro foi avaliada, no período de 1998 a 2005, nos municípios de Adustina e Paripiranga, região Nordeste, em Lapão e Ibititá, em Barra do Choça, no Planalto de Conquista e na região de Irecê, onde atualmente está sendo testada nos municípios de São Gabriel, João Dourado e Presidente Dutra. Os resultados apontam para uma excelente alternativa para o produtor familiar baiano, que vai diminuir os riscos com a cultura e melhorar sua renda e de sua família, comentou.

Com produtividade média alcançada de três a cinco toneladas por hectare, a BRS Caatingueiro, em condições mais regulares de precipitação, pode alcançar uma produção entre quatro a seis toneladas de grãos/hectare. Segundo o técnico da EBDA, Arnou da Silva Dourado, que acompanhou os testes da variedade, o agricultor tem a tradição de plantar o milho no início da estação chuvosa sendo que, um dos componentes básicos do sistema de produção, para o sucesso da colheita, é a disponibilidade de umidade no solo.

A chuva, muitas vezes, não coincide com o período que o milho necessita de maior quantidade de água (fases de floração e de maturação) para garantir a produção, frustrando, quase sempre, a colheita. Isto acontece com certa regularidade em virtude de os produtores utilizarem variedades tradicionais, não melhoradas, e de ciclo tardio, afirmou Arnou Dourado.

Variedade de polinização livre, ciclo precoce, emergência ao florescimento de 41 a 50 dias, emergência à maturação de 90 a 100 dias, altura da planta de 1,80 a dois metros, altura de inserção de 0,90 a um metro são consideradas características da BRS Caatingueiro. A boa tolerância ao acamamento e ao quebramento, resistência a doenças, grão do tipo semiduro e de cor amarela também fazem parte de suas características.