Redação AI (30/05/06)- O premiê da Romênia avisou que multas serão aplicadas às granjas que não cumprirem a regulamentação de proteção da saúde pública, quando cifras oficiais já contabilizam 115 surtos de gripe aviária no país, disse um funcionário.
Das 160 granjas inspecionadas em todo território nacional nos últimos dias, 51 não cumpriram as regras de saúde e higiene, de acordo a porta-voz do governo, Oana Marinescu, após encontro no Centro Nacional de Coordenação da Gripe Aviária.
Além das multas – de mais de 1.500 euros – por irregularidades na higiene, as autoridades podem fechar as granjas em situação irregular. As autoridades reportaram casos de contaminação pelo H5N1, vírus letal da gripe, em 115 comunidades nas últimas semanas, depois que fazendas da cidade de Codlea venderam ilegalmente aves para pequenos proprietários das imediações, facilitando a disseminação do vírus.
A maioria dos surtos de H5N1 ocorreu próxima a Codela, mas alguns foram na periferia da capital Bucareste. Não foi reportado nenhum caso de contágio humano.