Redação (22/05/06)- Os servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) poderão retomar a greve a partir da próxima quarta-feira (24-05). A informação foi dada pelo coordenador de Vigilância Sanitária da Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde e Previdência Social (Fenasp), Luiz Carlos Torres de Castilhos, após a assembléia da categoria realizada neste sábado no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim.
Segundo Castilhos, foi decidido que a categoria fará assembléias em todo o país nesta terça-feira para votar o indicativo de greve a partir do dia seguinte, caso não haja avanço nas negociações com o governo na reunião marcada para esta segunda-feira.
Os servidores reivindicam isonomia salarial com seus colegas do Ministério da Saúde e a implantação de um plano de carreira a partir de junho. A contra-proposta do governo prevê o atendimento das reivindicações somente a partir de janeiro de 2007, segundo informou a dirigente da Fenasp, Miriam Reis.
A categoria voltou ao trabalho há 15 dias, na expectativa de reabrir as negociações, após uma paralisação que durou 70 dias. Durante a greve, somente no Rio de Janeiro cerca de 500 toneladas de produtos ficaram retidas no porto e no terminal de cargas do aeroporto Tom Jobim. Um mutirão dos servidores permitiu liberar medicamentos e produtos essenciais à saúde.