Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Veterinários do ICASA já recebem apoio ao controle sanitário

<p>Objetivo é atuar nas barreiras sanitárias em ações de prevenção a doenças que possam afetar a excelência sanitária de Santa Catarina.</p>

Redação (22/05/06)- Começou a ser entregue nesta semana, os 119 veículos para dar apoio aos 119 veterinários contratados pelo ICASA (Instituto Catarinense de Sanidade Animal), numa cooperação técnica com a Secretaria da Agricultura, através da CIDASC, para atuar nas barreiras sanitárias em ações de prevenção a doenças que possam afetar a excelência sanitária de Santa Catarina, especialmente a febre-aftosa e gripe aviária.

Os veículos foram adquiridos pelo ICASA, com recursos da iniciativa privada, através do Sindicarne. Os veículos serão distribuídos nos diversos escritórios regionais da CIDASC no Estado. Nos próximos dias serão entregues 119 computadores com impressoras.

O deputado Moacir Sopelsa, ex-Secretário da Agricultura e um dos mentores da parceria, disse que Santa Catarina precisa atuar com toda a força na fiscalização das barreiras sanitárias, para manter o status de excelência sanitária, de território livre de febre-aftosa sem vacinação. Essa melhoria de infra-estrutura, possibilitará que as ações da vigilância sanitária animal e vegetal credenciem Santa Catarina a abrir outros mercados mundiais, como a Ásia, Europa e o mercado Americano. O objetivo é evitar o que está ocorrendo com a produção de carne suína, que tem no mercado russo quase que a totalidade de suas exportações, salientou o ex-secretário da Agricultura de SC.