Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Vacinação contra aftosa segue no Nordeste

<p>As instituições oficiais de controle da febre aftosa na pecuária nordestina têm divulgado balanços avaliando os níveis de contenção e da desejada erradicação da doença na região.</p>

Redação SI (11/05/06)- Em Pernambuco o governo realizou uma campanha de vacinação nas zonas da Mata e do Agreste onde se concentra a maioria dos criadores de bovinos. Em Alagoas a campanha de combate à febre aftosa, que terminaria no último dia 30, foi prorrogada até o próximo dia 15 e com a alteração de datas, a expectativa é que o índice de vacinação e declaração do rebanho, estimado em um milhão de cabeças, chegue próximo aos 100%.

Na última edição da campanha, em outubro de 2005, o índice de vacinação entre os rebanhos alagoanos foi de 97%. Desde 1998 Alagoas não registra um caso da doença, mas desde aquele ano luta para alcançar as 13 metas estipuladas pelo Ministério da Agricultura e Organização Mundial de Saúde. 

Na Paraíba as ações se intensificaram desde o início do ano e o estado pode ganhar pontos positivos na escala de combate à doença conforme atesta a Secretaria de Agricultura paraibana.