Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Em busca do Sol Nascente

<p>Ministro Rodrigues acertou a ida de uma missão técnica ao Japão para discutir problemas que dificultam as exportações brasileiras de carnes, etanol e frutas para o país. Missão foi acertada em visita do ministro da Agricultura japonês ao Brasil.</p>

Redação (08/05/06)- O Ministério da Agricultura vai enviar ao Japão uma missão técnica para discutir problemas que ainda dificultam as exportações brasileiras de etanol, frutas e carnes para aquele país. A ida da missão foi acertada em encontro entre o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, e o ministro da Agricultura do Japão, Shoichi Nakagawa. Os dois se reuniram sexta (05/05) durante almoço oferecido à comitiva japonesa pelo ministro Rodrigues em sua fazenda, em Jaboticabal (SP).

O ministro Rodrigues cumprimentou o ministro japonês pela proposta apresentada pelo Japão na reunião do G-10, em Genebra, para destravar as negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC). Essa atitude demonstra a preocupação do Japão com um problema de justiça para os países em desenvolvimento, afirmou Roberto Rodrigues. Na conversa, ele lembrou que a história da cooperação entre os dois países tinha três grandes momentos.

O primeiro, foi no ano de 1908, que marcou o início da colonização japonesa no Brasil. Os imigrantes japoneses afirmou – trouxeram em sua bagagem duas contribuições fundamentais à agricultura do Brasil: tecnologia e cooperativismo, que foram duas grandes alavancas do desenvolvimento rural brasileiro. O segundo ocorreu com a assinatura do Prodecer, o Programa de Desenvolvimento do Cerrado, que foi fundamental para a ocupação da nossa fronteira agrícola.

O terceiro momento dessa cooperação, para o ministro, se dá com o estreitamento das negociações entre Brasil e Japão para a expansão do programa de agroenergia, que abre uma série de oportunidades de mútuo interesse para os dois países, tais como a criação de novos empregos e aumento da renda do agronegócio, possibilidade de exportações de etanol para o Japão, garantindo àquele país um combustível renovável e limpo, além de programas de desenvolvimento de países pobres da Ásia e da África..

Nakagawa disse ao ministro que concordava com a criação de um esforço conjunto para eliminar as barreiras à expansão do comércio internacional. Propôs ainda que, a partir de agora, os ministros da Agricultura dos dois países passem a realizar duas reuniões anuais para discutir a ampliação das relações comerciais. Rodrigues sugeriu ainda uma ação integrada entre os dois ministérios para a montagem de ações voltadas às comemorações do Centenário da Imigração Japonesa.