Redação (18/04/06)- A Uniquímica apresentará um trabalho específico junto à Colistina Solúvel durante a AveSui 2006. O evento que acontece entre os dias 25 e 27 de abril é um dos mais importantes do segmento e a empresa estará presente.
O Gerente de Produtos Colistina, Federico Puga estará presente e auxiliará os produtores sobre as dúvidas e esclarecimentos acerca do produto. Veja abaixo, como ele explica sobre as ações e as diferenças do produto, e suas vantagens para o sistema intensivo de criação de animais.
QUALIDADES
A Colistina Solúvel Uniquímica/Meiji é um produto elaborado para obter os melhores resultados e prevenir aos desafios bacterianos no trato intestinal, tanto de aves, suínos e bovinos, em suas diferentes fases de crescimento.
A Colistina Solúvel é utilizada para alcançar um controle eficaz contra bactérias do grupo das gram negativas tais como Escherichia Coli,Salmonelas e Pseudomonas.
Por sua maneira de atuação, por contato sobre a membrana celular das bactérias do grupo das gram negativas e por ser pobremente absorvida pela mucosa do trato gastro intestinal, dificilmente induz ao aparecimento de resistências bacterianas.
A Colistina Solúvel Uniquímica/Meiji não é carcinogênica, mutagênica ou teratogênica.
Muito utilizada para ajudar a uniformizar e diminuir a mortalidade de lotes de pintinhos na suas primeiras semanas de vida, como também para tratar diarréias em suínos e bovinos causadas por bactérias do grupo das gram negativa. A Colistina Solúvel Uniquímica /Meiji é estável atuando em um pH de 4 a 7.
É aprovada pela Comunidade Européia para uso em todas as espécies animais destinadas à alimentação humana, devido à sua segurança e à sua característica de ser fracamente absorvida pelo intestino, o que mantêm a sua efetiva ação local e não deixa resíduos na carne e ovos dos animais tratados com a Colistina.
COLISTINA SOLÚVEL
O sistema de produção intensiva de proteína animal tem constantemente buscado melhorar os índices de performance zootécnica e econômica dos plantéis de criação, através da adoção de práticas de criação, alimentação, manejo e saúde dos animais.
Neste cenário de múltiplas oportunidades e desafios, um importante ponto a ser observado é a saúde dos animais, especialmente a qualidade da saúde intestinal uma vez que todo o alimento atravessa, inevitavelmente, o trato digestório ou digestivo.
Alertamos sobre este assunto pois sabemos que o maior percentual de participação no custo de produção é o da alimentação e, consequentemente, se não temos um trato digestivo íntegro e saudável, não teremos o pleno aproveitamento dos nutrientes que fornecemos na ração, desperdiçando recursos e aumentando o custo de produção.
Em um cenário competitivo é desastroso o resultado da perda da saúde intestinal pela ocorrência de infecções intestinais, causadas pelo oportunismo de algumas bactérias, como a Colibacilose.
ENTENDA A COLIBACILOSE E COMO A COLISTINA SOLÚVEL AUXILIA NO PROBLEMA
A Colibacilose é uma infecção cujo agente etiológico é a bactéria Escherichia coli, uma enterobactéria Gram negativa causadora de lesões irreversíveis ao epitélio intestinal promovendo a ocorrência de diarréias, diminuição do consumo de ração, desidratação, perda de peso, podendo levar à morte o animal com perdas econômicas da atividade de produção.
Normalmente, o animal doente diminui o consumo de alimento sólido (ração) e passa a ingerir líquidos, especialmente no caso de diarréias, isto acontece pelo estado febril do animal e na tentativa do organismo reverter o quadro de desidratação promovida pela perda de líquidos através das fezes.
Outro cenário de oportunidade para a instalação de bactérias patogênicas no intestino dos animais, são as primeiras horas ou primeiros dias de sua vida, pois o animal não possui uma imunidade adequada e em seu trato digestório não possui uma microbiota benéfica que o protege de infecções. Vale a pena lembrar que o animal recém-nascido, também, ingere muito mais líquido do que um alimento sólido.
Por este motivo a administração de medicamentos através da água de bebida é via de eleição para situações como as descritas anteriormente.
Pensando nesta necessidade, a Uniquímica apresenta a Colistina Solúvel especialmente desenvolvida para proteger o seu plantel das infecções intestinais causadas por bactérias Gram negativas, como a Escherichia coli, Salmonella sp., Pseudomonas sp., etc.
Formulada a partir do sulfato de colistina produzido e com a qualidade do fabricante japonês Meiji Seika Kaisha Ltda, a colistina é um antibiótico polipeptídeo efetivo contra bactérias Gram negativas e é aprovado pela Comunidade Européia para uso em todas as espécies animais destinadas à alimentação humana, devido à sua segurança e a sua característica de ser fracamente absorvida pelo intestino, o que mantém a sua efetiva ação local e não deixando resíduos na carne e ovos dos animais tratados com a Colistina.