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Cresce mercado de suínos/aves da Pfizer

<p>Áreas foram os grandes destaques de 2005 da Divisão de Saúde Animal.</p>

Redação (13/04/06)- A venda de medicamentos das áreas de Bovinos (leite e corte) e Suínos/Aves da Divisão de Saúde Animal da Pfizer cresceram, respectivamente, 10% e 20% no ano passado.

Todo esse crescimento é atribuído ao lançamento de produtos e à criação de diversos protocolos que levam à melhor produtividade do negócio como o Programa Reprodutivo, que se baseia em técnicas mais eficazes de inseminação artificial.

Outro exemplo foi a ampliação, no ano passado, do Programa Antiparasitário. Trata-se de um protocolo que estimula o produtor a ter controle estratégico de verminoses, com objetivo de melhorar os resultados da fazenda.

Vale destacar ainda a atuação de algumas marcas, como a Terramicina LA (usada tanto em bovinos quanto em suínos), que tem hoje 58% de participação no mercado de antibióticos. Trata-se de um negócio que envolve 100 milhões de animais tratados.

A Pfizer também continua líder no segmento de hormônios, usados para a reprodução. Esses medicamentos foram os responsáveis pelo grande crescimento das vendas, em 2005, da Unidade de Bovinos, que responde hoje por 67% dos negócios da divisão. Já a Unidade de Suínos/Aves tem participação de 21% no faturamento da empresa e com grandes possibilidades de crescimento futuro.

Outras ações que surtiram resultados positivos à empresa em 2005 foram os Programas de Educação Continuada e Assessoria Técnica diretamente no campo. No ano passado, 11.700 pessoas, entre veterinários, zootecnistas, produtores e funcionários de fazenda, receberam treinamento e capacitação.

A Divisão de Saúde Animal da Pfizer registrou, em 2005, um crescimento de 3,7% em relação ao ano anterior, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). Ainda de acordo com a entidade, a Pfizer detém 10% do mercado veterinário brasileiro, que movimentou no ano passado R$ 2,2 bilhões.

Para este ano, a empresa pretende continuar investindo em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, oferecendo ao mercado o que há de mais inovador em termos de produtividade e bem-estar do animal, afirma Jorge Espanha, diretor da Divisão de Saúde Animal da Pfizer. Vale lembrar que a empresa ainda atua na área de animais de companhia e agrícola.

Também está prevista a criação de outros programas que visam à produtividade do negócio. Um deles já foi lançado o Programa Terapias Flexíveis , que possui dois protocolos de combate à mastite bovina (Secaflex e Lactaflex).

Dados da Wood Mackenzie revelam que em 2005 a Pfizer cresceu 13% mundialmente, movimentando US$ 2,2 bilhões. Trata-se da companhia que mais cresce no mundo no segmento veterinário.