Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pandemia provocaria recessão mundial

<p>Banco do desenvolvimento asiático divulgou relatório sobre o assunto.</p>

Redação AI (07/04/06)- Uma pandemia de gripe das aves provocaria um “grave choque económico” na Ásia que poderia desencadear uma recessão mundial, estima o Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) num relatório hoje divulgado.

Recordando o choque económico, profundo mas temporário, causado em 2003 pela epidemia de pneumonia atípica (SRA), o BAD afirma que uma pandemia de gripe das aves provocaria “um grave choque económico” na Ásia-Pacífico que custaria ao continente entre 100 e 300 mil milhões de dólares.

“No seu pico, (este choque) interromperia por assim dizer o crescimento económico mundial durante um ano e faria mergulhar o mundo numa recessão económica, a primeira desde 1982”, estima o BAD nas suas “Perspectivas para o Desenvolvimento da Ásia-2006”.

“A possibilidade de uma pandemia de gripe é uma grande incerteza que a economia da região enfrenta”, segundo o texto, sublinhando que a epizootia, até agora largamente limitada às aves de criação, “já reduziu significativamente” as exportações no sector.

O banco avalia os prejuízos para a indústria avícola entre 10 e 15 mil milhões de dólares. Tendo em conta que a criação de aves é uma fonte importante de rendimento para as populações locais, a gripe das aves “teve um efeito no nível já elevado de pobreza local”.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima em sete milhões o número de mortos se o vírus H5N1 da gripe das aves sofrer uma mutação que lhe permita transmitir-se facilmente entre humanos, desencadeando assim uma pandemia.

“A actividade económica regressaria provavelmente ao normal passado um ano e voltaria aos níveis de antes da pandemia dois a três anos depois”, segundo o BAD.

A gripe das aves fez mais de cem mortos desde que apareceu no sudeste asiático em finais de 2003.