Redação AI (06/04/06)- Com o objetivo de nivelar os procedimentos técnicos em sanidade avícola, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) vem promovendo durante toda esta semana, treinamento entre os veterinários do órgão. A reciclagem consiste em aulas práticas e teóricas, realizadas no auditório da agência e no Laboratório de Sanidade Avícola (Lasab) da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O curso teve início na última segunda-feira e segue até amanhã (07).
Segundo o coordenador de Saúde Animal da Adab, Itamar Garrido, a idéia é realizar o curso periodicamente e manter o corpo técnico atualizado. Atualmente, temos no estado um total de 712 granjas cadastradas e é dever da Adab garantir a sanidade do plantel avícola no nosso estado, afirma Garrido.
Entre os temas abordados durante o curso Programa Nacional de Prevenção da Doença de Newcastle e da Influenza Aviária, Influenza Aviária situação atual de acordo com a OIE e a OMS, Alterações clínicas e anátomopatologicas nas principais enfermidades aviárias, além de Coleta de material para diagnóstico laboratorial. Hoje e amanhã serão realizadas as aulas práticas no Lasab/Ufba.
Este é o terceiro curso realizado pela Adab no estado, como parte integrante do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA). As aulas são ministradas pelos veterinários e professores da Ufba, Lia Fernandes e Paulo Maia.