Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Status Sanitário

Paraguai se declara país livre do vírus da influenza aviária

WOAH  divulgou o documento que corresponde à "Autodeclaração del Paraguai" como um país livre da doença de alta patogenicidade em aves.

Paraguai se declara país livre do vírus da influenza aviária

A Organização Mundial de Saúde Animal (WOAH na sigla em inglês) informou que o Paraguai está livre da influenza aviária a partir de 1º de janeiro de 2023, conforme divulgado prlo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Animal do Paraguai (Senacsa). Relatório da organização aponta  que após a realização de um exame técnico e administrativo, o documento oficial foi publicado no site da entidade governante.

A publicação indica que, de acordo com o disposto no Código Sanitário de Animais Terrestres (Código Terrestre), foram fornecidas evidências consistentes sobre o cumprimento do disposto no Capítulo 10. Em seguida, o órgão divulgou o documento que corresponde à “Autodeclaração do Paraguai” como um país livre da doença de alta patogenicidade em aves.

“Com isso, cumpre-se o objetivo de declarar oficialmente a ausência histórica de infecção pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade em aves em todo o território nacional”, afirmou o Senacsa. O órgão também afirmou que a declaração obtida demonstra o compromisso dos produtores e da indústria avícola de continuar fortalecendo as condições sanitárias.

Em nota o Secsa pontua que o objetivo de localizar o setor com as melhores oportunidades de competitividade em saúde animal e segurança de produtos para os parceiros comerciais e mercados mais exigentes continuará, contando com o trabalho conjunto dos setores público e privado.