Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reunião do Conselho Administrativo da ACSURS

<p>Participação expressiva e muitas discussões marcaram reunião do Conselho Administrativo.</p>

Redação SI (04/04/06)- Um bom número de participantes e especialmente as discussões travadas na reunião do dia 31 na Associação Comercial e Industrial de Sarandi, mostram que os suinocultores estão decididos e organizados.

O encontro, comandado pelo presidente da ACSURS, Valdecir Folador e demais membros da diretoria, decidiu assuntos da pauta e ainda tratou sobre outros temas pertinentes ao atual momento enfrentado pelo setor.

O presidente Folador saudou os presentes e destacou a importância da participação de todos no processo de discussão e implementação de ações. Apresentou as melhorias efetuadas na sede da entidade, em Estrela, bem como no apartamento anexo.

O diretor da CIAS, Gilberto Moacir da Silva, falou sobre a média de nascimentos na central de inseminação e do considerável aumento na emissão de registros no ano de 2005 e primeiro bimestre de 2006. Foi motivo de debate entre os presentes o incentivo à solicitação de registros na aquisição de reprodutores. (Sobre este assunto e também sobre o funcionamento da CIAS o ACSURS Informa prepara uma edição explicativa para breve.)

A PW contabilidade, através de Maica Ely, apresentou os resultados financeiros da ACSURS bem como seu patrimônio. Alguns meses do ano passado fecharam com resultados negativos e conforme o presidente Folador, este ano a meta é que todos os meses sejam positivos.

 Em relação à pauta que tratava sobre meio ambiente, Folador disse que em um mês o sistema de georreferenciamento deve estar concluído e quanto ao convêncio firmado com a Fepam, o presidente pretende reunir-se com o órgão ainda na primeira quinzena de abril.

O vice-presidente Edson Zancanaro falou sobre a crise que assola a suinocultura e lembrou que é urgente a liberação do comércio internacional, como de fato ocorreu no dia 4 de abril.

Foi lembrado neste momento pelo também vice-presidente Cléo Barbiero que seria prudente diminuir a oferta de matrizes, o que gera o aumento da produção. Houve momento em que a atual crise foi comparada à vivida em 2002, como destacou outro vice-presidente, Werner Meincke.

Participantes elencaram diversos assuntos e ações.

Os participantes levantaram questões relacionadas aos integrados e questionaram sobre formas de apresentar as ações feitas pela ACSURS e assim ampliar o número de associados.

Foi sugerida a criação de uma carteira de associado que ofereça vantagens e sirva como identificação Pediram ainda que fosse encaminhado pedido ao Estado a fim de não tributar o farelo de arroz gordo.

Estimularam a realização de visitas por parte do presidente da ACSURS aos núcleos do Estado a fim de divulgar as ações da entidade.

Foi bem recebida a idéia de contratação de um profissional que preste assessoria técnica para a ACSURS com o objetivo de acompanhar o andamento de projetos. Foi aconselhado que se busque a cedência deste profissional junto a entidades.

Específico sobre o Dia do Porco, foi decidido que os candidatos a governador do RS podem utilizar um determinado tempo para apresentar suas propostas.