Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sadia já registra sinais de retomada das exportações

<p>O pânico inicial com relação ao surto de gripe aviária está amenizando.</p>

Redação AI (28/03/06)- O diretor financeiro e de relações com investidores da Sadia, Luiz Murat, disse nesta segunda-feira que a empresa já começa a registrar os primeiros sinais de retomada do consumo dos produtos in natura, ao mesmo tempo em que a demanda por processados está crescendo.

Segundo ele, o pânico inicial com relação ao surto de gripe aviária está amenizando. “A população está percebendo que a gripe aviária pode ser evitada cozinhando os alimentos.” Este comportamento, acrescenta, está sendo registrado na Europa e repete o ocorrido na Ásia quando surgiu a doença, há cerca de dois anos.

Murat disse que enquanto o consumo na Itália caiu cerca de 50% e, na França, perto de 25%, na Inglaterra não houve alteração. Isto porque, segundo o executivo, o país já havia passado por situação semelhante na ocasião da ocorrência da doença da vaca louca e aprendeu a combater os riscos.

De acordo com o diretor da Sadia, em razão da contração da demanda, a produção foi reduzida entre 10% e 15% nos meses de fevereiro e março, por meio da suspensão de horas extras. A expectativa é de que, já a partir de abril, a produção volte ao normal.

Sobre a instalação da fábrica na Rússia, anunciada há 10 dias, Murat reafirmou não poder fornecer detalhes, mas adiantou que a planta entrará em operação no final de 2007.