Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

UE reforça proteção na Suécia e veta compras de Israel

<p>Medida deve proteger os produtores de frangos suecos e franceses atingidos pelos surtos do vírus mortal da gripe aviária.</p>

Redação AI (23/03/06)- A Comissão Européia intensificou as regras para proteger os produtores de frangos suecos e franceses atingidos pelos surtos do vírus mortal da gripe aviária, e suspendeu as importações de produtos de Israel após casos suspeitos em fazendas com criação de peru.

Bruxelas esclareceu as medidas que estão sendo aplicadas em uma região de alto risco na Suécia, onde a gripe foi identificada em um pato na semana passada. A decisão foi tomada para “permitir a regionalização das barreiras de importação”, informou a Comissão em um comunicado.

Produtores franceses de frango na região de Dombes ficarão livres de algumas imposições devido ao sucesso da região em colocar a crise sob controle. Medidas e restrições sobre as vendas e o transporte na região devem acabar na segunda-feira, quatro dias antes do previsto.

A Europa também fechou as portas para ovos, frangos e produtos derivados de Israel depois que focos do H5N1 foram identificados em propriedades de criação de peru. Os produtos pré-cozidos israelenses terão a importação permitida. A carne e os derivados de frangos abatidos antes de 15 de fevereiro também poderão ser comercializados.