Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Influenza Aviária

Governo da Bolívia declara emergência nacional de saúde animal devido a caso de influenza aviária

Caso de influenza aviária foi identificado em uma granja no município de Sacaba, em Cochabamba, e foi relatado na quarta-feira, 25 de janeiro

Governo da Bolívia declara emergência nacional de saúde animal devido a caso de influenza aviária

O governo declarou estado de emergência nacional de saúde animal depois de confirmar a presença de um caso de gripe aviária em uma granja no município de Sacaba, em Cochabamba. O caso foi relatado na quarta-feira, 25 de janeiro, segundo o ministro de Desenvolvimento Rural e Terras, Remmy Gonzáles.

O vírus da gripe aviária A (H5N1) é altamente patogênico (causando doenças) e ocorre principalmente em aves. É altamente contagiosa e pode ser mortal, especialmente para aves domésticas.

“Os veterinários chegaram ao local, procederam à coleta e revisão das amostras no laboratório de Cochabamba. Dois testes foram realizados. Foi detectado que é um H5. Diante desta situação, o sistema nacional de emergência de saúde animal é acionado para atender e erradicar imediatamente esta doença que ameaça a saúde de nossas aves”, anunciou Gonzáles em entrevista coletiva.

Ele disse que a suspeita nasceu após a morte de várias aves na fazenda Sacaba, onde foram implementadas medidas de emergência para desinfetar a área e evitar uma maior propagação. Além disso, disse que é proibido que as aves saiam de Sacaba para Cochabamba e de lá para outros departamentos do país.

Gonzales informou que foi declarado estado de emergência sanitária animal em Sacaba, município a 62 quilômetros da capital Cochabamba, e que as amostras também foram enviadas ao Brasil para reconfirmação.

Disse ainda que o facto foi comunicado aos organismos internacionais de vigilância da gripe aviária e que se iniciou um processo para a aprovação de um Decreto que permite a atribuição de financiamento especial para o atendimento deste caso.

A gripe aviária é altamente contagiosa entre as aves e pode se espalhar de uma fazenda para outra através da transferência de animais ou material infectado (produtos, veículos, gaiolas, roupas, etc.). A doença também pode ser transmitida pelo contato entre aves migratórias e aves domésticas.

“Recomendamos a todos os produtores de carne e ovos de aves que tomem as precauções necessárias e estão nos regulamentos da Senasag”, disse o ministro que apontou como causa da infecção da gripe aviária em Cochabamba a migração de aves de norte a sul do continente.