Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Marel apresenta nova evisceradora inteligente Nuova-i

O Nuova-i é orientado por dados, tem alto desempenho e precisa de pouca intervenção humana

Marel apresenta nova evisceradora inteligente Nuova-i

Lidar com variações de lotes sempre foi um desafio na indústria de processamento de aves, mas o Nuova-i resolve isso com facilidade. Leva apenas um simples toque na tela HMI para selecionar a ‘receita’ adequada para flocos regulares ou pesados, e a máquina se auto-ajustará automaticamente em segundos para um desempenho ideal, sem a necessidade de modificações manuais.

Perto do máximo
“O Nuova-i traz tranquilidade tanto para a produção quanto para os departamentos técnicos”, afirma Eva van der Velde, tecnóloga de produtos da Marel. “Os números de desempenho permanecem consistentemente altos e o tempo de atividade está próximo do máximo, sem exigir muito conhecimento humano. Com o Nuova-i, a evisceração se torna menos dependente de pessoal treinado e qualificado, resultando em um processo mais previsível e eficiente do que nunca.”

Preciso e higiênico
A máquina de carrossel Nuova-i possui 24 unidades e pode lidar facilmente com velocidades de linha de 15.000 aph [250 bpm], garantindo eficiência e rendimento. Melhorias tecnológicas, como a robusta colher de longa duração, tornam toda a operação mais precisa, cuidadosa e higiênica. Nenhum resto intestinal é deixado para trás na linha de evisceração. Obviamente, a técnica comprovada e de longa data da Nuova de rependurar imediatamente o pacote de vísceras extraídas em uma manilha separada recém-projetada foi incorporada. A embalagem também está mais compacta, com aparência consistente. Os intestinos não ficam para fora, então há uma chance mínima de sujeira, contaminação cruzada ou processamento inadequado durante a colheita dos miúdos.

Desempenho em tempo real
O Nuova-i aproveita insights baseados em dados para eliminar a necessidade de interpretação humana. Anteriormente, era necessária a intervenção manual da equipa técnica sempre que fosse detetada alguma anomalia. No entanto, com a inteligência do Nuova-i para autoavaliar o desempenho, o software interno monitora continuamente a integridade da máquina em tempo real e usa dados históricos para identificar possíveis tendências. Essa abordagem proativa praticamente elimina incidentes inesperados, com notificações em tempo real alertando a equipe sobre qualquer potencial desempenho ruim, permitindo uma ação preventiva oportuna.

Conectividade
A digitalização da evisceração não para no interior do motor digital da máquina. O link do Nuova-i com a internet abre muitas formas de conectividade. Permite a comunicação com outras máquinas, para otimizar a eficiência de toda a linha de processamento. Além disso, o gerenciamento da fábrica agora pode tomar decisões informadas em qualquer lugar do mundo, pois o monitoramento remoto pode ser realizado a partir de uma sala de controle central ou dispositivo móvel. Se desejado, até mesmo o suporte remoto da Marel é possível.