O Instituto Colombiano de Agricultura (ICA), publicou resolução que coloca o município de Cumbitara no departamento de Nariño, em quarentena sanitária, após a detecção de Influenza Aviária Altamente Patogênica (IAAP) em aves de quintal.
O foco foi detectado em uma propriedade de fundo de quintal com uma população total de 35 aves, onde foi atendido um quadro clínico respiratório-neurológico com morbidade de 100% e mortalidade de 91%. De acordo com o ICA neste momento a origem do surto está sob investigação epidemiológica para determinar as circunstâncias da forma e maneira como as aves foram infectadas nesta região do país.
O ICA ativou o Plano de Contingência para atendimento da Influenza Aviária na região e formou uma equipe de atendimento composta por 17 funcionários da seção de Nariño, entre epidemiologistas, veterinários e técnicos pecuários, que se deslocaram à área para coordenar e realizar o controle e erradicação. da situação de saúde.
Na propriedade identificada como positiva, foram estabelecidas medidas de quarentena para mitigar o risco de propagação da doença a outras áreas do departamento de Nariño ou da região sudoeste do país.
O ICA, como autoridade sanitária, reitera que a presença da doença no país não põe em risco a produção ou consumo nacional de ovos e carne de frango e assegura que o trabalho interinstitucional garante que todos os esforços estão a ser feitos, cumprindo as protocolos estabelecidos internacionalmente para conter a doença e prevenir sua propagação.
O Instituto recomendou que todos os produtores de aves intensifiquem imediatamente as medidas de biossegurança para evitar a entrada da doença na produção avícola e reiterou o compromisso que todos os elos da cadeia produtiva devem ter com a sanidade avícola do país.