Foi concluída a primeira exportação de carne suína paraguaia de alta qualidade para a República da China (Taiwan), após a liberação do mercado pelo governo do país asiático após o processo de aprovação. Trata-se de um embarque de 72 mil quilos de cortes suínos, entre pernil, lombo, toucinho entre outros.
Com a partida histórica, é inaugurado oficialmente este destino, que conta com um potencial de 100 mil toneladas, que se distribuem entre Espanha, Canadá, Estados Unidos e agora o nosso país. “O Paraguai consegue exportar carne suína pela primeira vez para Taiwan. Esta semana são feitos os primeiros embarques do frigorífico Upisa”, apontaram do Serviço Nacional de Saúde e Saúde Animal (Senasa).
A embaixada taiwanesa também celebrou o evento, lembrando que foi realizado com o esforço conjunto dos setores público e privado, e que a promoção de maiores alianças comerciais continuará. “Buscamos impulsionar a economia com esta aliança e continuaremos a fazê-lo”, afirmaram.
Esta conquista do setor suíno foi resultado do esforço conjunto dos produtores primários, da participação do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAG), Ministério da Indústria e Comércio (MIC), bem como da Rede de Importação e Exportação (Rediex), mencionou a Senacsa.
Graças à implementação de rígidos padrões de qualidade desde a origem, reafirma-se a qualidade da produção da peça, que, segundo estimativas, envolve cerca de 45 mil famílias. Vale mencionar que no dia 28 de novembro foi anunciada a entrada da proteína no mercado taiwanês, após uma série de exigências fitossanitárias e de segurança por parte de técnicos sanitários que visitaram laboratórios e frigoríficos e observaram os processos de fiscalização.