O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina confirmou um caso positivo de influenza aviária (IA) H5 em aves domésticas na província de Buenos Aires, totalizando 20 detecções da doença até o momento.
Das nove amostras analisadas pelo Laboratório Nacional do Senasa , oito tiveram diagnóstico negativo e uma positiva para AI H5 em aves de fundo de quintal de um estabelecimento localizado no município portenho de Azul .
Após a confirmação dos casos, agentes do Centro Regional Buenos Aires Sur do Senasa realizarão as ações sanitárias correspondentes no imóvel.
Das mais de cem notificações atendidas pelo Senasa, até o momento, há 20 casos confirmados em aves silvestres e de quintal (9 em Córdoba, 4 em Buenos Aires, 2 em Santa Fe, 1 em Jujuy, 1 em Neuquén, 1 em Río Negro, 1 em San Luis e 1 em Salta).
O Senasa informou que está trabalhando em ações sanitárias e de varrimento em todas as regiões onde foram feitas as constatações.
“Neste domingo continuamos com o varrimento de toda a zona de emergência sanitária dentro do Parque Nacional Laguna Blanca, com a ajuda de guardas-parques e brigadistas do local”, disse o supervisor de Saúde Animal do Senasa em Neuquén, Luciano Mammoni, ao destacar : “A operação contemplou a visita aos membros da Comunidade Zapata, da Associação de Desenvolvimento Rural e outras famílias, informando-os sobre as características da doença e as formas de preveni-la”. Nesse sentido, enfatizou: “Pesquisamos 57 famílias e recomendamos proteger suas aves de quintal dentro dos galinheiros, dando-lhes comida dentro e não tendo contato com aves silvestres ”.
“Dentro da área definida para o trabalho sanitário, foram levantadas 1.850 aves de fundo de quintal, sem notícias sanitárias”, completou Mammoni.