Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Buenos Aires

Argentina registra novo caso de Influenza Aviária em Granjas

Também foram detctados dois casos em aves domésticas em Córdoba

Argentina registra novo caso de Influenza Aviária em Granjas

A situação sanitária devido à influenza aviária na Argentina é cada vez mais complexa. O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa) confirmou um novo caso em uma granja avícola. O país suspendeu as exportações por medida do Ministério da Economia na última terça-feira (28/02). Com o novo caso registrado já são duas granjas infectadas com o vírus.

O Senasa também confirmou que um caso em aves domésticas foi detectado em Buenos Aires e 2 em Córdoba. “Após a confirmação dos casos, agentes dos centros regionais Buenos Aires Norte e Córdoba do Senasa realizarão as ações sanitárias correspondentes nas propriedades afetadas”, informou o órgão.

Até agora foram cerca de 200 notificações analisadas pelo Laboratório do Senasa. “Até o momento, existem 30 casos confirmados em aves silvestres (3), quintal (25) e setor comercial (2) distribuídos da seguinte forma: 15 em Córdoba, 7 em Buenos Aires, 2 em Río Negro, 2 em Santa Fe, 1 em Jujuy, 1 em Neuquén, 1 em San Luis e 1 em Salta”, detalhou o Senasa.

O órgão solicitou que, ao constatar a presença ou suspeita de sinais clínicos compatíveis com a gripe aviária ou a descoberta de aves domésticas e/ou silvestres mortas, notifique o Senasa em qualquer um de seus escritórios; através do aplicativo “Notificações Senasa”, enviando um e-mail para [email protected] ; entrando na seção ‘Avisar Senasa’ do site da agência ou mandando um WhatsApp para 11-5700-5704”, detalhou a agência.