Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Duas vacinas contra a gripe aviária serão testadas em granjas holandesas

O instituto de pesquisa da Universidade de Wageningen estudou quatro vacinas para o Ministério da Agricultura, testando-as em um pequeno grupo de frangos jovens em um ambiente controlado em Lelystad

Duas vacinas contra a gripe aviária serão testadas em granjas holandesas

O Ministro da Agricultura, Piet Adema, anunciou que a Holanda está mais próxima de vacinar aves contra a gripe aviária, segundo uma carta enviada ao parlamento.

Um estudo realizado pela Wageningen Bioveterinary Research identificou duas vacinas que protegem contra os sintomas da doença e impedem a disseminação do vírus. Essas vacinas serão testadas em estábulos reais em granjas durante o verão.

O instituto de pesquisa da Universidade de Wageningen testou quatro vacinas em um grupo de frangos jovens em um ambiente controlado em Lelystad, sendo que duas delas mostraram-se eficazes contra a variante H5N1 do vírus da gripe aviária, que tem circulado nas granjas holandesas nos últimos 18 meses.

Durante o teste de campo, as vacinas serão submetidas a diferentes climas, vacinas contra outras doenças e germes circulantes, entre outras coisas, para avaliar o seu desempenho. O teste levará mais de um ano, com os primeiros resultados previstos para o final de 2023.