Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Pelo fim do embargo

<p>Missão gaúcha visita embaixador da Rússia.</p>

Da Redação 20/12/2005 – Representantes da agropecuária gaúcha estiveram reunidos ontem com o embaixador russo, Vladimir Lvovitch Tyurdenev, em Brasília. A finalidade do encontro foi esclarecer ao diplomata todas as ações desenvolvidas para evitar o ingresso do vírus da febre aftosa no Rio Grande do Sul para que a comercialização com a Rússia seja reiniciada. O Estado está vetado de exportar carnes e derivados para aquele país desde o dia 13 de dezembro, quando o Ministério da Agricultura confirmou o 29o. foco da doença no Brasil, no estado do Paraná.

Tyurdenev encarregou o chefe da representação comercial da embaixada, Sergey Loginov, de repassar para o Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária russo as informações entregues pelo grupo gaúcho. “Tomamos todos os cuidados para que não se registrasse a enfermidade em nosso território, por isso, não podemos ser penalizados pelo Ministério da Agricultura ter confirmado foco da doença no Paraná”, enfatiza o Secretário da Agricultura, Odacir Klein. Segundo ele, o embargo à carne gaúcha deverá ser revertido brevemente.

Além do secretário, participaram da reunião o diretor do Departamento Animal (DPA) da SAA, Antônio Ferreira Neto, representantes da Federação da Agricultura do RS (Farsul), Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav) e dos sindicatos das Indústrias de Produtos Suínos (Sips) e de Carnes (Sicadergs).